09 julho 2014

As chinesas e os "pés de lótus"

Share it Please
Antigamente, os pés das mulheres chinesas eram considerados estranhos em seu tamanho normal. Quem tinha os pés grandes não casava. A beleza e virtude da mulher chinesa estava vinculada ao tamanho de seu pé, que tinha que se assemelhar ao tamanho de uma pequena “flor de lotus”. Algumas fontes dizem que o nome se refere ao formato dos pés que ficam curvados para cima, em forma de “lótus”.

Enfaixar os pés desde menina, com ataduras apertadas o suficiente para quebrar ossos e arqueá-los, interrompendo o crescimento, foi um costume na China por muito tempo, pelo menos desde o início do século X. O enfaixe começava aos 5 anos de idade, tradição passada de mãe para filha, e tinha por objetivo atrair o sexo oposto e conquistar um bom casamento. (fonte)

Com o objetivo de registrar a história de dor e sacrifício dessa cultura que o fotógrafo Jo Farrel foi até uma aldeia da China conhecer algumas das sobreviventes dessa época. Todas têm problemas de saúde e não conseguem se equilibrar direito por conta do peso do corpo. 












Aqui está o processo doloroso.


[via]

Nenhum comentário:

Postar um comentário